25/06/2026 14:19
Nova estrutura é capaz de ampliar em até 40% a atual produção de água no município
No mês em que Itajaí completa 166 anos, o sistema de abastecimento de água do município alcança um grande marco: sua principal estrutura de tratamento, no bairro São Roque, amplia em 40% sua capacidade de produção. Se hoje as atuais unidades no São Roque conseguem juntas enviar até 1.260 litros de água tratada por segundo (l/s) para Itajaí e Navegantes, com a nova estrutura o potencial é de até 1.760 l/s.
As estações de tratamento de água (ETAs) de Itajaí de sistema completo são, por ordem de inauguração, Arapongas, São Roque I, São Roque II e Limoeiro. Às margens do canal retificado do rio Itajaí-mirim, próximo ao ponto em que a água bruta é captada para dar início ao processo que lhe torna potável, temos agora a estrutura da ETA São Roque III, construída em tempo recorde, com as tecnologias mais eficientes e avançadas do mercado.
A cerimônia de inauguração da tão aguardada unidade acontece na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 9h da manhã, com recepção do Prefeito Municipal Robison Coelho, do vice-prefeito Rubens Angioletti e do Diretor Geral do Semasa Celso Hugo Praun Filho. Também estarão presentes as demais autoridades envolvidas no desenvolvimento do projeto, representantes da comunidade e membros da imprensa.
Desde janeiro de 2025, quando a atual gestão assumiu o comando do Semasa, a ampliação da produção de água foi tratada como prioridade, como parte de uma visão ampla de otimização da infraestrutura de saneamento, considerando todas as etapas do ciclo da água, desde a relação com os mananciais, passando pelo consumo e se completando com o retorno à natureza. A partir dessa visão, foram desenvolvidos estudos cuidadosos, que resultaram em diversas propostas que agora se concretizam em obras.
Nas palavras de Celso Praun, “Na área de saneamento, o aprendizado é constante, mas algumas prioridades são óbvias. Então o que escutamos sobre as necessidades da população no início é o que traduzimos em entregas hoje: água em quantidade e com qualidade, sempre”.
A ETA São Roque III foi construída por R$ 38,5 milhões, originados de recursos próprios do Semasa, em um prazo de pouco mais de um ano. A agilidade na construção foi possibilitada por um sistema modular, que permitiu que diversos componentes fossem fabricados e instalados de forma simultânea, com grande ganho de produtividade em comparação aos métodos sequenciais tradicionais.
A inauguração desta importante obra, juntamente com novos investimentos que estão sendo realizados em adutoras e reservatórios, somados aos projetos que estão sendo elaborados, irão trazer mais qualidade de vida e garantia de um futuro à altura do potencial de Itajaí.
Itajaí ganha nova Estação de Tratamento de Água em comemoração a seus 166 anos
24/06/2026 15:38
Horário especial de Jogo da Seleção
23/06/2026 21:18
Semasa realiza teste preventivo em registros da Avenida Governador Adolfo Konder nesta quarta-feira
12/06/2026 21:08
Manutenção programada no Rio do Meio
Este site requer o uso de cookies para algumas funcionalidades básicas.
Todos os cookies utilizados por este site são de caráter essencial, utilizados exclusivamente para as seguintes finalidades:
Não utilizamos cookies de terceiros, e as únicas informações de navegação coletadas são anônimas.